23 de janeiro de 2008

Não lêem!


Raramente um usuário chega a ler todas as palavras de uma página da web; na verdade, ele pesquisa a página, selecionando palavras e frases específicas. Num estudo recente, John Morkes e eu descobrimos que 79 % dos usuários pesquisados sempre sondavam qualquer página que encontrassem; somente 16 % liam o texto inteiro.

Conseqüentemente, uma página da web precisa utilizar um texto pesquisável, que apresente:


palavras-chave realçadas (links de hipertexto, tipo de fonte e cor funcionam como realce);
sub-títulos pertinentes (e não "engraçadinhos");
listas indexadas;
uma informação por parágrafo (os usuários provavelmente pularão informações adicionais, caso não sejam atraídos pelas palavras iniciais de um parágrafo);
estilo de pirâmide invertida, que principia pela conclusão;
metade do número de palavras (ou menos) do que um texto convencional.

Concluímos que a credibilidade é importante para os usuários da web, visto não estar claro quem está por trás das informações nem se a página pode ser digna de confiança. Pode-se aumentar a credibilidade através de gráficos de alta qualidade, de um texto correto e de links de hipertexto apropriados. Links que conduzam a outros sites demonstram que os autores fizeram seu dever de casa e não têm medo de que os leitores visitem outros sites.

Os usuários em nosso estudo odiavam o "marquetês"; aquele estilo de escrita que contém afirmações exageradas e subjetivas (tais como "o mais vendido") tão predominante na web hoje em dia. Os usuários são ocupados: precisam obter dados precisos. Além disso, a credibilidade é afetada quando os usuários conseguem perceber o exagero.

Fonte(http://www.revistaconecta.com)

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